SOLSTÍCIO DE VERÃO ou LITHA:
Data: Por volta de 21 de dezembro(HS)/por volta de 21 de junho(HN)
Nomes alternativos: Litha, Feill-Seathain, Midsummer
Cor: verde, azul e laranja
Símbolos: penas, disco solar, o Sol
Deuses: Deuses solares (Mercúrio, Thor, Cernunnos) e Deusas grávidas
Cristais: esmeralda, citrino, jade e aventurina
Alimentos: vegetais frescos e pão de cereais
Bebidas: vinho, leite, suco de laranja, limão e cerveja
Frutas: tropicais como o abacaxi, carambola, banana
Incenso: rosa, olíbano, mirra, pinho e limão.
Esta é a época excelente para nos conectarmos com as energias masculinas que estão em seu ápice, seguindo as velhas tradições.
Neste dia o Sol atingiu sua plenitude, ou seja, o Touro Dourado, o Sol, está em seu zênite. É o dia mais longo do ano. O Deus chega ao ponto máximo de seu poder. É tempo de se render homenagens ao Sol, que fertiliza toda a natureza. Neste dia pode-se fazer todos os tipos de feitiços. Mas não devemos nos esquecer que, embora o Deus esteja em sua plenitude, é nessa hora que ele começa a declinar. Logo ele dará o último beijo em sua amada, a Deusa, e partirá no Barco da Morte, em busca da Terra do Verão. Tudo no universo é cíclico, devemos não só ligarmos à plenitude, mas também aceitar o declínio e a Morte, neste dia, costuma-se fazer um círculo de pedras ou de velas vermelhas.
Queimam-se flores vermelhas ou ervas solares (ex.: Camomila) juntamente com os pedidos no caldeirão. É época também de se colher ervas e fazer amuletos protetores. O corpo e o físico são reverenciados nesta época.
Sugestões para decorações de altar podem incluir maçãs e penas. Direcione suas orações de abundância e prosperidade para Danu, a Deusa Mãe Celta.
Muitos monumentos antigos estão alinhados com o Sol neste momento da Roda do Ano céltica, o mais famoso deles é Stonehenge na Inglaterra.
SOLSTÍCIO DE VERÃO
Festivalcelebrado no dia 21 de dezembro, marca o Solstício de Verão, conhecido também comoAlban Hefin, Alban Heruin ou a Luz do Verão. É o êxtase máximo da união sagrada, quando o Sol finalmente atinge o seu apogeu e a natureza encontra-se plena de luz, poder e magia.
Este é o dia mais longo do ano,então, aproveite para meditar sob o sol da manhã, celebrando duranteo dia até o anoitecer,trazendo assim,toda magia solar para o seu interior. Em Alban Hefin, a Deusa mostra toda a sua beleza como a Rainha do Verão e o Deus, aos poucos, começa a caminhar rumo ao Outro Mundo.
Esta é uma época de homenagear o Sol enas tradiçõespagãscostuma-sepular fogueiras para a purificação, para aumentar a fertilidade, a saúde e o amor.
Aproveite esse ritual parafazer oferendase comunicar-se com o "Povo das Fadas", pedindo-lhes conhecimento, inspiração e sabedoria. Enfeite seu altar com girassóis, frutas frescas e ervas secas como: lavanda, camomila, verbena ou qualquer erva específica do meio de verão.
Procure sentir toda a energia elemental da natureza fluindo através do seu corpo. Estefestival éproprício para renovar todas as vibrações tanto da casa, como daspessoas.Além de ser ummomentoideal para ativar a prosperidade,a prática de jogos recreativos e piqueniques em família.
Alban Hefin é a materialização de todas as nossas esperanças, onde projetos, sonhos e desejoslançados na época do plantio, começam a dar seus frutos, conforme o seu merecimento, tornando-se realidade. Celebre e agradeça aos Deuses por mais este ciclo de expansão. Que assim seja!
Rowena Arnehoy Seneween ®
Correspondências:
Arquétipos: festas juninas e midsummer, a noite das fadas e da magia.
- Símbolos: velas amarelas, vermelhas e laranja, girassol e símbolos solares.
- Incensos: alecrim, louro ou pinho.
- Alimentos: sucos cítricos, frutas frescas e hidromel.
SAUDAÇÃO A GREEN MAN (HOMEM VERDE):
Louvado seja o Deus da liberdade e da fertilidade, aquele que dirige sabiamente os animais, os bosques e os campos verdes de infinita beleza.
Senhor dos espíritos da natureza, circunde de luz a terra sagrada, muito além do outro mundo, onde as fadas fazem sua morada, para o deleite de nossas almas cansadas.
Homem Verde, que regenera e fertiliza a mãe terra, aquele que é guiado pelos ventos da transformação, forjado pelo fogo ardente das paixões e moldado pela água mais pura e cristalina.
Ser sagrado das folhas verdes do carvalho, ouça o chamado da tua Deusa, preserve junto de ti os antigos rituais, na divina sabedoria dos nossos ancestrais.
Resgate o amor e a esperança nos corações de todas as criaturas, nessa mais bela sincronia do universo e faça valer o código da honra e da verdade.
Que assim seja e assim se faça!
Rowena Arnehoy Seneween ®
RITUAL LITHA:
Antes de iniciar o ritual faça um saquinho com uma gaze e dentro dele coloque as ervas lavanda, camomila, erva de são-joão, e verbera.
Despeje mentalmente todos seus problemas, aflições, doenças junto com as ervas. Feche a boca do saco com uma fita amarela e coloque-o sobre o altar.
No seu altar deve estar o caldeirão, uma vela vermelha (para homenagear a Deusa) e uma vela preta (para homenagear o Deus Cornífero), pentagrama, athame e incenso.
Ornamente seu altar com abacaxis, bananas, pão de cereais, penas e flores de girassóis. Se o ritual for ao ar livre, acenda uma fogueira.
As fogueiras do verão, são dotadas dos eflúvios da luz e do calor do Sol, que nos dá, por algum tempo, poderes acima dos normais para curar enfermidades que ameaçam a vida do homem.
Trace o círculo de pedras:
1- NORTE -posicione a primeira pedra representando o ESPÍRITO DA PEDRA NORTE. Em seguida ajuste as do LESTE, SUL e OESTE. Apanhe a seguir um barbante branco e reforce o traçado do círculo.
RECITE O CANTO DAS BÊNÇÃOS:
O Canto de Bençãos:
Que os poderes do Único A fonte de toda criação; Onipresente, onipotente, eterno; Que a Deusa, A Dama da Lua; E o Deus, Caçador Chifrudo do Sol; Que os poderes dos Espíritos das Pedras, Regentes dos reinos elementais; Que os poderes das estrelas acima da Terra abaixo, Abençoem este lugar, e este tempo, e a mim que convosco estou.
INVOQUE A DEUSA E O DEUS
INVOCAÇÃO AO DEUS:
Deus brilhante, Rei dos Deuses, Senhor do Sol, Mestre de tudo o que é silvestre e livre; Pai dos homens e mulheres; Amante da Deusa Lua e protetor dos Wiccanos:
Compareça, eu peço, com seu raio solar de poder aqui em meu círculo!
INVOCAÇÃO À DEUSA:
Graciosa Deusa, Rainha dos Deuses, Lanterna da noite, Criadora de tudo o que é silvestre e livre; Mãe de homens e mulheres; amante do Deus Cornudo e protetora de todos os Wiccanos; compareça, eu peço, com seu raio lunar de poder aqui em meu círculo!
DE PÉ COM O ATHAME ERGUIDO DIGA:
Eu celebro o ápice do verão com ritos místicos.
Ó Grande Deusa e Deus, toda a natureza vibra com suas energias e a Terra é banhada com calor e vida.
Este é o momento de esquecer problemas passados; agora é hora da purificação.
Ó ígneo Sol, queime o que é inútil, o que machuca, o mal, com seu poder onipotente.
Purifique-me!
Apanhe o o seu sachê com ervas e pedidos e acenda-o na vela vermelha do altar, ou então jogue-o na fogueira. Enquanto queima diga:
Eu os elimino pelos poderes da Deusa e do Deus!
Eu os elimino pelos poderes do Sol, da Lua e das Estrelas!
Eu os elimino pelos poderes da Terra, do Ar, do Fogo e da Água!
Visualize todas as dores e sofrimentos serem queimadas pela fogueira e irem embora da sua vida. Diga então:
Ó Graciosa Deusa, Ó Gracioso Deus, nesta noite mágica de meio verão peço que carreguem a minha vida com alegria ajudem-me a comungar com as energias suspensas no ar encantado da noite.
Eu agradeço!
Faça uma parada para refletir. Sinta a energia da Natureza fluir através de você. Visualize a luz dourada divina entrando pelo seu chakra coronário e invadir todo seu corpo. Conecte-se com a Deusa e o Deus. Permaneça refletindo por uns 10 minutos, depois inicie a celebração de seu banquete.
Este Festival é ideal para prática de qualquer tipo de magia, curas, magias de amor e proteção são especialmente indicadas. Não se esqueça de pular sobre o fogo da fogueira para purificar-se e renovar as energias.
RITUAL DE LITHA
(realizado durante o dia)
MATERIAL:
Flores solares (gira-sóis)
Incenso de uma erva solar.
Faça o círculo, erga o altar e o adorne com flores e queime o incenso. Este ritual deve ser realizado ao ar livre à luz do sol e deve-se fazer uma homenagem ao Deus em seu aspecto solar e à Deusa em seu aspecto de natureza. Pode-se fazer qualquer tipo de feitiço neste dia.
Deve-se servir frutas e vegetais frescos.
Não esqueça de fechar o círculo depois que encerrar o ritual.
Os dias e as noites do solstício de verão estão repletos de grande poder e magia. É quando Pã e todos os tipos de fadas e elfos andam correndo soltos por toda parte. É tempo de viagens, festas ao ar livre e muita diversão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário